papel

publicidade

09 May

A história sobre o Dia das Mães

star2star2star2star2star2
0 votos


Como surgiu a data do Dia das Mães?

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905. Foi lá que Anna Jarvis , filha de pastores, perdeu sua mãe e acabou entrando em grande depressão. Foi assim que iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Anna quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.

dia das mães

Foto: Reprodução

Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 08 de maio de 1914, quando foi aprovada a data pelo Congresso Nacional dos Estados Unidos implantando-a no segundo domingo de maio como o Dia das Mães. A ideia se espalhou e foi aprovada por mais 40 países.

Após a grande conquista de Anna Jarvis, ela acabou se afastando do movimento, isso porque a popularidade do feriado atraiu os comerciantes tornando um dia lucrativo, principalmente porque era intenso o comércio de cravos brancos, por ter um significado de maternidade. Em 1923, Anna declarou "Não criei o dia das mães para ter lucro", logo fez um representação no Congresso para que fosse extinto o Dia das Mães, o que não aconteceu.

No Brasil, o primeiro "Dia das Mães" brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

dia das mães foto

Foto: Reprodução


Outras curiosidades

Na India e Argentina, o dia das mães comemora-se em outubro. Na maioria dos países comemora-se  no mês de maio, variando entre o primeiro domingo ou segundo domingo. Além disso, alguns países possuem data fixa para comemoração.

foto do dia das mães

Foto: Reprodução


Importância econômica

É a segunda melhor data do comércio no Brasil e nos EUA, a primeira data mais lucrativa é o Natal. Em 2012, os gastos com o dia das mães ultrapassou $18.6 bilhões ($152) nos EUA, segundo a federação nacional de varejo norte-americana.

feliz dia das mães

Foto: Reprodução

 

Feliz Dia das Mães para todas as mamães!

Em homenagem a Ilza Rosa e Eva Rosa.

Foto dia das mães aldo

 

Aline Rosa - Editora

Gostou? Deixe seu comentário abaixo no facebook.

Fontes: Wikipedia



beijo
Beijo da
        Lulu

separador

Tags:  


clip

Comentários do facebook

A história sobre o Dia das Mães 0 de 5 0 votos

O Mais lido

Como surgiu o Dia das Mães
loading



Junte-se a nós

AMIGOS PEQUENA EVA

Jogos de Meninas
Jogos Online
Mensagens Bonitas
Letras de Músicas
Receitas de Comidas
Salmos
publicidade
Blog - Pequena Eva - O primeiro Site de Jogos para Meninas do Brasil.

O Blog possui textos sobre Celebridades, Dicas de Moda e Maquiagem, Beleza, Desenhos animados, Filmes Infantis, Vídeos engraçados de bebês, dicas femininas em geral escritas por nossa querida Lulu, a mascote do Blog e Site Meus Jogos de Meninas. Neste espaço também leia sobre o seu Horóscopo, aqui não faltará Entretenimento e diversão. Fique por dentro de todas as Notícias da atualidade do Mundo Teen.

Pequena Eva
Pequena Eva
Copyright 2024 - todos os direitos reservados